Universidade das Nações
A Universidade Cristã do Pacífico e Ásia (PACU, em inglês) foi fundada em Kona, Havaí, em 1978. A PACU foi fundada para treinar estudantes para ministrarem o amor de Cristo e ensinar os outros de acordo com o mandamento de Cristo de fazer discípulos de todas as nações, em todas as esferas da sociedade. Um guia de desenvolvimento foi escrito, para criar sete Faculdades (Artes e Esportes, Ministérios Cristãos, Comunicação, Aconselhamento e Saúde, Educação, Humanidades e Estudos Internacionais, Ciência e Tecnologia) e diversos centros multidisciplinares, que desenvolveriam escolas, seminários e outros módulos de ensino nessas referidas áreas. Uma planta do campus foi preparada por uma equipe de arquitetos, que pensaram cuidadosamente no melhor ambiente para a implementação dos princípios da universidade.
As escolas se desenvolveram rapidamente em muitas nações e em seis continentes. Muitas dessas escolas foram ligadas à PACU. Mas, os nomes regionais e locais dados à PACU não refletiam o alcance global e a harmonia das várias atividades educacionais de alto nível. Então, o Corpo de Regentes, em unanimidade, adotou o novo nome, Universidade das Nações (UofN), na reunião de 1988. A mudança de nome aconteceu oficialmente em 02 de Junho de 1989. Vale ressaltar que, a UofN nasceu de Jovens com Uma Missão.
A UofN é única em seu escopo de ensino missionário internacional com escolas em 140 nações e em mais de 650 locais, em todos os continentes. Devido ao fato das agências nacionais de educação de cada país (como o MEC, no Brasil, por exemplo) terem grandes diferenças em seus sistemas de credenciamento de cursos universitários, atualmente, a UofN não está registrada, em nível de credenciamento, em nenhuma nação.
Fundada sobre princípios bíblicos, a UofN cumpre seu compromisso com Cristo e Sua Grande Comissão equipando homens e mulheres com capacitações modulares, de ênfases espirituais, culturais, intelectuais e profissionais, inspirando – os a utilizar suas habilidades dadas por Deus, para comunicar e demonstrar o Evangelho a todas as nações.
Ao ver o mundo como sala de aula e como local para o exercício do ministério, a UofN está comprometida com o ensino e o desenvolvimento de homens e mulheres cristãos, chamados a “fazer discípulos de todas as nações” (Mt. 28:19-20). Há uma prioridade especial direcionada ao serviço às nações, cidades e grupos de pessoas com menos acesso à mensagem do Evangelho. Nesse sentido, uma abordagem integrada ao ministério, incluindo evangelismo, ensino e o suprimento de necessidades físicas são apresentados biblicamente e trabalhados segundo uma perspectiva prática.
A Universidade procura combinar o ensino tradicional em salas de aula com um ambiente de discipulado e experiência prática no campo missionário. Também recebe alunos vindos de todas as partes do mundo. Muitas de nossas escolas são bilíngues e centenas são oferecidas individualmente em diversas localidades.
A UofN busca aumentar o alcance de esforços evangelísticos, equipando estudantes, que servem em todas as esferas da sociedade, em todas as nações, em resposta à declaração de Jesus de que somos o sal da terra e a luz do mundo.
Aprender a pensar biblicamente e a discernir espiritualmente, aplicando verdades bíblicas a cada área da vida, prepara os estudantes a irem às nações, a partir das várias esferas dentro da qual têm sido chamados.
Em relação à sua estratégia educacional, a abordagem da UofN é baseada em II Pe. 1:5-8, texto que incita o desenvolvimento de qualidades piedosas, adicionadas à fé: excelência moral, conhecimento, autocontrole, perseverança, piedade, fraternidade e amor. Esse desenvolvimento de caráter é parte integrante do currículo e é passado a partir das aulas, dos relacionamentos e das atividades diárias segundo à experiência da Universidade das Nações.
Enquanto comprometida com a excelência educacional, a UofN cumpre seus objetivos com ênfase em conhecer e amar a Deus e buscar sua Revelação e direcionamento. Em todos os cursos, os alunos participam regularmente de períodos de intercessão e adoração. Os princípios de Deus são vividos nos relacionamentos entre alunos e obreiros, a partir do perdão, franqueza, arrependimento, honrando os dons e habilidades de cada pessoa, unidade, trabalho em equipe, hospitalidade, liderança serva e amando uns aos outros, assim como nos ordena Jesus.
Cada curso de cada faculdade da UofN é um “multiplicador para missões”, servindo para aumentar o número de trabalhadores, recursos e ministérios para o campo missionário.
De âmbito internacional, os cursos oferecem um ensino transcultural relacionado ao conteúdo educacional e são desenvolvidos para serem aplicáveis a situações reais do dia a dia. Os trabalhos de campo, juntamente com as experiências transculturais vividas por cada estudante, são uma parte fundamental dos programas de Ensino da Universidade.
Para se matricular em uma das escolas da Universidade das Nações você deve, primeiro, completar a Escola de Treinamento e Discipulado (ETED) e consultar o site UofN.edu pelas opções de cursos que lhe interessam, ou também consultar o catálogo da Universidade (disponível no site dela). Se você encontrar algum curso de seu interesse, pode obter mais informações contatando diretamente a base da JOCUM que oferece o curso.
Fique ligado!
Nem todas as escolas da JOCUM, incluindo algumas Escolas de Treinamento e Discipulado, são registradas ou aprovadas para receber créditos da Universidade das Nações. Para saber as escolas que são registradas, você deve consultar os site: UofN.edu.
Informações retiradas do catálogo: UofN-Catalog-2017-19-PT.pdf