JOCUM Alcance Amazônico – Nossa História
Em setembro de 1988 o navio Bom Samaritano do Mercy Ships viajava no rio Amazonas, de Belém para Manaus e o Pastor Joseph Novelo era o terceiro oficial do navio. Admirando a mata e olhando as palafitas [1] pelo rios, veio uma pergunta em sua mente: “Quem irá ministrar a todas essas comunidades e afluentes?”, a resposta de Deus ao seu coração foi: “Um dia você retornará.”
No mesmo ano Joe Novelo conheceu sua esposa, Edilma que é natural do Pará e missionária desde os 16 anos. No ano de 1993 casaram-se, unindo assim suas experiências ministeriais e ministraram em mais de 30 países.
No ano de 2006, Joe estava ministrando numa Conferência Missionária em Belém – PA, e sua esposa Edilma estava traduzindo, e durante este tempo Deus falava a ele que este era o tempo de deixar tudo no Estados Unidos, retornar ao Brasil e iniciar o ministério entre os ribeirinhos. Simultaneamente, Deus ministrava no coração de sua esposa a mesma coisa, só que eles ainda não tinham compartilhado nada um para outro até aquele momento. Depois de duas semanas, após o regresso ao Estados Unidos, um compartilhou com o outro o que Deus ministrava pessoalmente em cada coração, e isto foi dado como confirmação que este era o próximo passo a ser dado.
Em 2007, Joe e Edilma Novelo foram abordados por Jovens Com uma Missão e pelo ministério em barcos Marine Reach a começar um ministério ao longo dos rios da região amazônica. E assim em março de 2008 nasce o “Alcance Amazônico” em Belém do Pará, também conhecido como Amazon Reach.
No início o Alcance Amazônico se instalou na base de JOCUM Belém, e logo após para uma casa no centro da cidade. As comunidades mandavam o transporte (em parceria com a prefeitura e o CRAS) para os obreiros e voluntários chegarem até as comunidades. A jornada se dava por meio ônibus do centro de Belém até o porto de Abaetetuba, e de lá a viagem seguia de barco até as comunidades ribeirinhas. As atividades realizadas incluíam atendimento médico e odontológico, evangelismo, palestras e trabalho com as crianças.
Nosso primeiro barco de madeira se chamava Betesda e foi doando por casal que já desenvolvia trabalhos missionários. Ele faz parte da nossa logo, e seu significado em hebraico é casa/lugar de misericórdia.
No final de 2012 o Alcance Amazônico estabeleceu sua base em São Francisco, a 4 quilômetros fora de Barcarena, contando com 17 obreiros e voluntários. A primeira turma de ETeD – Escola de Treinamento e Discipulado, aconteceu em 2013 com 20 alunos de diversas lugares do país. Em 2014 a base proporcionou a primeira escola de segundo nível da Universidade das Nações (UofN), a EDC – Escola de Desenvolvimento Comunitário. No ano seguinte, 2015, ocorreu a primeira EMF – Escola Missionária de Férias, e o primeiro acampamento de King’s Kids.
Nestes anos de história, o Alcance Amazônico tem visitado mais de 24 comunidades diferentes e em muitas delas tem retornado. As atividades do ministério envolvem Evangelismo combinado com Atendimento Médico, Odontológicos, Estudos Bíblicos, Desenvolvimento Comunitário e Educação na área da saúde. Nos últimos anos temos visto centenas de pessoas conhecendo Jesus de forma pessoal.
Desde o final de 2019, o Alcance Amazônico está localizado na cidade de Abaetetuba, em um local próprio, de fácil acesso a muitas comunidades ribeirinhas.
Nossa visão é para povos ribeirinhos da região amazônica, para discipular, implantar igrejas e trabalhar no desenvolvimento comunitário nessas áreas, mobilizar e treinar a igreja a cumprir este alvo.
Temos como objetivo revelar quem Deus é aos povos esquecidos da região da Amazônia, entre eles, os ribeirinhos e quilombolas, apontando sempre para o evangelho autêntico, recebendo e capacitando jovens com chamado missionário visando torná-los multiplicadores do Reino de Deus e fazê-lo conhecido.
O Alcance Amazônico tem como foco principal o desenvolvimento comunitário, suprindo não apenas as necessidades espirituais, mas mostrando o paternidade de Deus de uma forma integral, o cuidado Dele através de ações médicas, odontológicas e assistência social.
[1] Casa típica ribeirinha feita de madeira construída na margem do rio.
Se você deseja conhecer mais de perto nosso trabalho entre em contato pelo Fale Conosco.